PASTORAL JUVENIL - AVEIRO

novembro 29, 2005

PASTORAL JUVENIL DESAFIA JOVENS A DESCOBRIREM CRISTO ESTE ADVENTO

A campanha que preparámos para este advento e foi enviada aos jovens animadores e aos párocos de toda a diocese teve a preocupação de se inspirar na linha de acção traçada para este Ano Pastoral, onde se desafia cada cristão a perceber a igreja como povo, que caminha, que se relaciona e que está ao serviço da comunidade humana em geral.


A Pastoral Juvenil optou por preparar uma caminhada que conduzisse os jovens numa descoberta do rosto de Cristo através da cultura. Por ser um campo tão vasto limitamo-nos ao domínio das artes por considerarmos esta área privilegiada para entusiasmar os jovens.

Mas também para os fazer sentir duas coisas muito importantes: não há campos da vida pessoal que não possam ser impregnados pela fé, portanto mesmo para aqueles que apenas nos tempos livres usufruem de, ou desenvolvem uma arte também aí podem ser expressão de Cristo. Depois, porque também no domínio das artes se não podem encontrar expressões de presença de um deus que se faz presente.

Enquanto as crianças vão desenvolver, ao longo da caminhada, algumas expressões artísticas de acordo com as suas capacidades e com as próprias tradições locais. Os jovens vão andar pelo mundo das artes contemporâneas, penetrando também no mundo dos artistas, na sua vida, no seu entendimento de deus.

DESCOBRIR JESUS CRISTO NO MUNDO DAS ARTES

Num tempo em que tantas vezes sentimos a dificuldade de encontrar referências talvez não seja má ideia apresentar personalidades que não estamos habituados a perceber como expressão de deus mas que provavelmente o são, que não negam a sua sede de divino, de sentido para a vida. Mais ainda, como figuras públicas, não se envergonham de o dizer...

Vemos Jesus Cristo no mundo concreto, eis o lema que nos animará comunitariamente e que abrirá a possibilidade de O ver de facto, ainda que como expressões diferentes!

A campanha prevê ainda uma sugestão para a manifestação pública da campanha “10 milhões de estrelas, um gesto de paz”. Uma iniciativa da Cáritas Diocesana, a que nos associamos, de forma a envolver os jovens paroquialmente, que permite também estabelece como objectivo para a caminhada a elaboração e a animação de um gesto comunitário concreto e significativo. Este tipo de iniciativa é importante e normalmente capta a atenção e o empenho da juventude!

Assim sendo ao longo destas 4 semanas de Advento os jovens são convidados a conhecer de forma especial quatro personalidades da cultura em áreas distintas: Guido Dettoni Della Grazia, escultor ; Sophia de Mello Breyner, escritora e poetisa; Mel Gibson, realizador e actor e Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2. A campanha continua com o Natal, o Dia Mundial da Paz terminando no domingo de Epifania.


Da introdução da Caminhada de Advento-Natal 2005 SDPJ Aveiro